Monitoramento recursos hídricos: 6 razões para fazer

As profissões que atuam na área ambiental são muitas e devido a importância do tema todos os dias surgem novos cargos e atividades. Entre as tarefas que se tornam cada vez mais necessárias está o monitoramento de recursos hídricos, ação que a cada dia tem demanda maior.

No texto de hoje vamos abordar as 6 principais razões para que você ou sua empresa passe a oferecer a seus clientes o serviço de monitoramento de água. Vamos lá?!

1 – Receita recorrente

Trabalhar com monitoramento de recursos hídricos significa receita recorrente já que este não é um trabalho pontual como a perfuração de poço ou elaboração de projeto ambiental.

Como é um serviço que precisa ser realizado, no mínimo, mensalmente, o monitoramento de água muitas vezes é cobrado por meio de mensalidade ou até mesmo semestralidade, fica a seu critério.

O quanto seria importante para você como autônomo ou para sua empresa ter a certeza do faturamento do próximo mês?  

2 – Automação de recursos hídricos

A automação de recursos hídricos é outro benefício que caminha junto com o monitoramento. Para monitorar não é preciso automatizar, mas automatizando é possível monitorar.

A automação é mais um item importante na lista das empresas que tem como objetivo agregar mais tecnologia ao seu dia a dia e adotando esse processo é possível ter controle total dos recursos hídricos.

3 – Acompanhamento em tempo real

O acompanhamento em tempo real é uma grande vantagem de monitorar recursos hídricos, afinal, ter todas as informações importantes sobre a operação na palma da mão pode evitar grandes transtornos.

Além disso, esse tipo de acompanhamento permite conhecer mais a fundo a operação já que dados que até então eram desconhecidos passam a ser aferidos.

4 – Segurança operacional

Imagine um local que não pode ficar sem água em nenhuma circunstância, um hospital, por exemplo. Ter a certeza de que tudo está operando em perfeitas condições é fundamental para um local como esse.

No caso de indústrias que dependem da água do poço para sua produção, como indústria de bebidas ou de tecidos não é diferente. O prejuízo que um dia inteiro de operação parada pode causar é gigantesco.

5 – Redução de custos

Sem dúvidas, a redução de custos é mais uma razão para que você comece a trabalhar com monitoramento de recursos hídricos agora mesmo.

O conhecimento profundo da operação permite realizar melhorias e adequações. Contamos um exemplo de economia de mais de 40% de energia em um usuário que iniciou o monitoramento do poço e identificou problemas no conjunto motobomba e no momento da troca foi possível instalar um modelo de potência menor, o que reduziu os custos com energia.

Outra forma de economizar é analisar os gráficos da operação e definir menos horas de trabalho do poço, de acordo com as necessidades do usuário.

6 – Aumento do valor de marca

O que a sua marca ganha oferecendo um serviço de alta qualidade com tecnologia de ponta e que proporciona segurança? Maior visibilidade, aumento de credibilidade e posicionamento no mercado como uma marca que apresenta soluções.

Além disso, oferecer um serviço como esse fortalece o relacionamento entre a marca e o cliente, o que gera fidelização e até mesmo recomendações e indicações que resultam em maior número de contratos fechados.

Como fazer monitoramento de recursos hídricos?

Se animou para realizar o trabalho de monitoramento de recursos hídricos? Nós podemos te ajudar!

A G Hidro desenvolveu um hardware e um software que monitoram água de maneira automática, ou seja, sem a necessidade de deslocamento diário, planilhas gigantescas e cálculos intermináveis.

Que tal falar com nossa equipe de consultores para conhecer melhor essa solução? Preencha o formulário e entraremos em contato com você.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *