A vazão do poço está caindo de repente? Este é um momento de alerta!

Estar em sinergia com os indicadores de seu poço pode lhe trazer enormes benefícios. Hoje, trouxemos um caso clássico de patologia que encontramos em obras de captação subterrânea: quando a vazão do poço está caindo.

Essa adversidade, quando não monitorada constantemente, somente será percebida em um momento próximo ao colapso do sistema. A queda da vazão do poço pode ocorrer de forma gradual ou em um curto espaço de tempo em situações mais agressivas.

 

Estudo de caso

Para explicar melhor como um caso como esse pode se desenrolar, apresentamos este estudo de caso. Confira!

Há um tempo, encontramos um poço em que, ao partir a bomba, tudo estava dentro da normalidade, exceto pelo fato de não sair água do poço.

A primeira ação foi analisar o painel elétrico, o qual não apresentava qualquer erro no momento da partida, mesmo enquanto o motor estava acionado.

Ao mesmo tempo analisamos o nível de água do poço e notamos apenas uma pequena variação do nível estático para o dinâmico no momento da partida do poço.

Posteriormente, avaliamos o hidrômetro instalado e ali identificamos que não registrava a passagem de água. Decidimos então pela retirada do conjunto motobomba e constatamos a suspeita inicial: Furos na tubulação edutora.

Esta oxidação do tubo edutor poderia ter causado o rompimento da tubulação e consequentemente, a queda do equipamento de bombeamento no interior do poço.

Ainda que, pequenos orifícios na tubulação edutora geram jatos contínuos no tubo de revestimento do poço, que também podem vir a romper, causando prejuízos catastróficos.

 

O que fazer quando a vazão do poço está caindo?

Hoje em dia, a tecnologia de internet das coisas é uma aliada do monitoramento de poços artesianos, por esse motivo, automatizar processos pode ser a solução para situações em que a vazão do poço está caindo.

Para evitar dificuldades como essa, faça o monitoramento remoto de seus poços e identifique problemas com a antecedência necessária para evitar prejuízos astronômicos.

O Hidroview, solução online desenvolvida pela G Hidro, é um sistema que oferece o controle, a gestão e o armazenamento de informações completas sobre o seu poço.

Tenha a segurança e a comodidade de administrar as informações de nível, vazão, horas trabalhadas de seus poços, gerando gráficos e relatórios diários, mensais e anuais a um clique de distância.

Saiba mais sobre como nós da G Hidro podemos te ajudar!

Entre em contato com nossa equipe.

WhatsApp – (14) 99126-8554
Fixo: 14-3471.2696

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *