Fique de olho nas dicas sobre perfuração de poço artesiano!

Adquirir um serviço de perfuração de poço artesiano nem sempre é uma tarefa fácil e às vezes pode levar anos para que ocorra a tomada de decisão de contratar a empresa certa.

É preciso ter ciência que por lei, a água que está em um empreendimento, terreno ou área não é de quem a utiliza! Os órgãos ambientais emitem uma licença de outorga permitindo a utilização da água por um tempo determinado.

Em algumas localidades já há a cobrança pelo uso da água e fica sob responsabilidade do usuário o monitoramento, o tratamento, destinação adequada do efluente gerado e preservação do meio ambiente subterrâneo.

Hoje, vamos listar 5 dicas para que a obra de perfuração de poço artesiano não seja um filme de terror. Acompanhe!     

Fique de olho nas dicas sobre perfuração de poço artesiano!
Fique de olho nas dicas sobre perfuração de poço artesiano!

1. Faça uma avaliação hidrogeologia preliminar

A execução deste trabalho técnico revela as possibilidades de captação de água subterrânea na localidade de uso da água. É um trabalho personalizado que irá esclarecer quais as chances de obter água naquele local e quais serão o volume e a vazão estimados para a região em estudo.

Neste serviço cruzaremos as necessidades e anseios de uso da água versus as possibilidades de captação de água subterrânea disponível para sua região.

É neste momento que o Projeto de Execução do Poço e Planilha Orçamentária são elaborados. Com isso, surgem os elementos para que as empresas de perfuração orcem os serviços que serão prestados.

2. Contrate primeiro a Licença de Perfuração

Com a avaliação hidrogeologia e orçamentos em mãos já é possível partir para o primeiro contato com os órgãos ambientais através da solicitação da Licença de Perfuração. Cada estado brasileiro possui leis e comitês de bacias regionais que gerenciam e emitem as Licenças de Perfuração e Outorgas de Uso.

Este licenciamento normalmente é moroso e, dependendo do estado, pode levar meses para conseguir a publicação da autorização de perfuração no Diário Oficial. Desse modo, estes procedimentos iniciais devem ser planejados com antecedência para não atrapalhar o cronograma.

Pelas leis vigentes, somente após a publicação no Diário Oficial é que as obras de perfuração de poço tubular profundo poderão assim começar.

3. Contrate uma empresa registrada no CREA

A atividade de perfuração de poços artesianos somente pode ser exercida por empresas especializadas e principalmente registradas no Conselho de Engenharia e Arquitetura (CREA) de seu estado. Exija uma cópia simples do certificado de registro da empresa, uma vez que este documento é gratuito.

Outra forma de se resguardar quanto à capacidade técnica da empresa que você está contratando é exigir a apresentação dos Acervos Técnicos (uma cópia simples ou mesmo digitalizada) emitidos pelo CREA, de obras similares ou de maior complexidade que o projeto que será contratado. Assim você saberá se esta empresa já executou (e principalmente se concluiu) obras de complexidade similar.

As empresas de perfuração mais preparadas irão te apresentar inúmeros atestados; isto é como apresentar uma carta de boa referência ou currículo, solicite ao menos seis atestados. Isto não tem custo algum e caso ela não te apresente nenhum é muito provável que não tenha! Fica a dica.

 

4. Mantenha os documentos em sua posse

Após a conclusão da obra de perfuração de poço artesiano, para que seja possível entrar com o pedido de Outorga de Uso, é necessário juntar alguns documentos e relatórios para apresentar aos órgãos fiscalizadores.

Cada estado brasileiro tem seu departamento e procedimentos para solicitação das outorgas, no entanto, você deve verificar quais são as exigências do seu estado. Geralmente são solicitados:

  1. Ficha de Solicitação de Licença de Outorga de Uso;
  2. Cópia da Licença de Perfuração;
  3. Relatório Final Construtivo do poço;
  4. Relatório de Teste de Vazão;
  5. Análise de água, conforme portaria 2914;
  6. Mapa de Localização;
  7. Relatório Fotográfico;
  8. Ficha CNPJ;
  9. RG/CPF do representante legal;
  10. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

A Licença de Outorga e Uso possui prazo de validade (geralmente cinco ou dez anos), fique atento para solicitar a renovação com antecedência, evitando o cancelamento.

5. Faça o monitoramento dos dados e mantenha histórico de operação

Após a perfuração de poço artesiano, é preciso se atentar a alguns detalhes como o monitoramento dos parâmetros de nível, vazão e horas trabalhadas de poços artesianos, já que, afinal, é uma exigência na maioria dos estados brasileiros. Existem duas maneiras de realizar esse monitoramento: manual e automática.

Se acaso você optar pelo formato manual, você precisará de um medidor de nível de fita e o cavalete do poço deve estar equipado, certamente, com um hidrômetro. Nesta modalidade, você deverá preparar as planilhas e relatórios manualmente, coletar os dados de nível estático e dinâmico do poço, volume e vazão (geralmente com frequência diária/semanal), não se esquecer de anotar todo início de mês o valor da leitura do hidrômetro, elaborar relatórios, armazenar as informações a salvo, manter e enviar mensalmente ou anualmente cópias para o fiscal do poço.

Atualmente, recomendo a forma automática: ao utilizar a solução Poço Tubular IoT com os sensores de nível e vazão apropriados para o seu caso, você terá dados em tempo real na palma da mão. O armazenamento das informações é feito dentro de um banco de dados criptografado, e como resultado você tem segurança. Uma vez que, as informações são hospedadas na nuvem, estas são processadas e disponibilizadas em relatórios padronizados e prontos para impressão. Com este serviço você economiza recursos humanos, registra ganhos em produtividade e eficiência financeira.

Quer saber mais? Entre em contato com a equipe G Hidro!

WhatsApp: (14) 99126-8554

Telefone fixo:  (14) 3471.2696

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *