Saiba os benefícios da automação de poços artesianos

A automação é algo que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. O mais interessante é que todos os departamentos podem se beneficiar disso, o que antes era restrito a maquinários, no caso da indústria, hoje se estende aos departamentos financeiro, marketing, administrativo, entre outros. Essa é mais uma das vantagens do avanço tecnológico e sua democratização!

Entre as opções de automação está a automação de poços artesianos, atividade fundamental para promover sustentabilidade, eficiência e garantia de sucesso operacional.  

Como esse é um tema cada vez mais debatido, decidimos abordá-lo no post de hoje. Acompanhe para saber mais!

Os benefícios da automação

A automação tem como objetivo tornar os processos mais eficientes, ágeis e seguros. Para que você possa pensar mais sobre o assunto, lançamos uma pergunta: se a sua empresa possui uma atividade vital que é desempenhada por um funcionário e por motivo de força maior esse funcionário se ausenta, como ficará essa atividade? Já podemos imaginar a resposta…

Além disso, com a automação é possível gerir e controlar diversos aspectos importantes para o desempenho das atividades e até mesmo programar ações futuras.

A automação como um todo gera diversos benefícios para um negócio, mas vamos falar especificamente sobre a automação de poços artesianos para que você saiba mais sobre o assunto. Confira!

Saiba os benefícios da automação de poços artesianos
Os benefícios da automação de poço artesiano são muitos. Acompanhe e saiba mais!

Automação de poços artesianos

A automação também já chegou ao setor de recursos hídricos. Os profissionais da área só têm a comemorar essa notícia, afinal, a tecnologia é uma grande aliada nos processos que envolvem o líquido mais precioso do mundo.

A automação de poços artesianos proporciona, antes de tudo, segurança operacional. Sem dúvidas, esse é o principal benefício que a automação oferece, já que trabalhar fora dos padrões estabelecidos na outorga pode gerar penalidades, o desperdício de água e energia gera prejuízos ambientais e financeiros, e a falta de monitoramento pode acarretar surpresas desagradáveis, como é o caso de uma anomalia no poço que só é detectada muito tempo depois.

Abaixo, listamos as principais vantagens de obter um sistema de automação de recursos hídricos:  

  • Gerenciamento remoto: com a automação é possível gerenciar o poço remotamente, ou seja, acompanhar as atividades e estar a par de tudo o que está acontecendo, além de ter a possibilidade de tomar atitudes quando for necessário, o que permite uma gestão completa;
  • Telemetria de água: aferição precisa e confiável com informações em tempo real e de qualquer lugar.
  • Monitoramento online 24 horas: dados importantes como nível, pressão, vazão, temperatura, condutividade, pH, cloro, entre outros, com fácil acesso e de qualquer dispositivo com acesso a internet;
  • Alertas e notificações a qualquer sinal de anormalidade: já pensou no quanto isso impacta positivamente a operação e o financeiro de uma empresa?
  • Redução do risco de falhas: ponto importante para uma gestão e operação eficiente, o que beneficia também o financeiro da empresa já que diminui os gastos com reparações e evita pausas operacionais;
  • Aumento da produtividade: muitas vezes é preciso destinar um colaborador para realizar o monitoramento e gerenciamento de poço manualmente, com a automação o funcionário faz o acompanhamento do poço, gera relatórios e tem tempo para se dedicar a outras atividades;
  • Agendamento de manutenções: mais um benefício que a automação de poço proporciona é o agendamento de manutenções preventivas e corretivas;
  • Otimização de recursos financeiros: com todos os benefícios já citados o resultado nas finanças da empresa é positivo, afinal, deixar de perder dinheiro é a maneira mais eficaz de ganhar mais dinheiro.

Quem pode oferecer o serviço de automação de poços?

Empresas de perfuração podem expandir sua oferta de serviços oferecendo a automação de poço artesiano e demais obras de captação, mas há também negócios com outros tipos de atuação que podem automatizar poços de seus clientes.

Empresas focadas em gestão sustentável, consultoria e regulamentação ambiental, automação industrial, construtoras e incorporadoras, negócios que oferecem soluções em monitoramento de energia e outras empresas que fornecem soluções tecnológicas e sustentáveis podem aumentar a receita mensal oferecendo esse serviço.

Você tem interesse em oferecer o serviço de automação de poços para seus clientes? Entre em contato com nossa equipe para que um de nossos consultores possa tirar suas dúvidas!

Comentar

1 comments on “Quais os Benefícios da Automação de Poços Artesianos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *