Monitoramento de água e monitoramento de recursos hídricos

Apesar de ser um assunto bastante abordado e de amplo conhecimento, não dá para ignorar questões relacionadas à importância da água. Este é um tema tratado nos primeiros anos da escola, reforçado na adolescência e vivido com maior consciência na vida adulta.

Quem atua na área de recursos hídricos deve estar ainda mais atento a estas questões, por isso, hoje vamos falar sobre um assunto que tem ganhado cada vez mais relevância: sistema de monitoramento de água. Confira!

O que é monitoramento de água

Tecnologias como a Internet das Coisas chegaram para ficar e estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e das empresas. Então, por que não utilizá-la para monitorar o líquido mais precioso do mundo?

O monitoramento de água é uma atitude que visa evitar danos ambientais e promover sustentabilidade e segurança operacional. Devido a importância da água para a vida humana, esse tipo de monitoramento tem se tornado cada vez mais necessário.

Quando falamos em um sistema de monitoramento de água a primeira coisa que vem à mente é o monitoramento de poços, né? Mas a tecnologia não se restringe a isso, é possível também monitorar reservatórios, rios, represas, estações de tratamento, captações superficiais, água de reuso para irrigação, enfim, inúmeras situações que envolvem o uso de água.

Como fazer monitoramento de água?

Um sistema de monitoramento de água reúne equipamentos que captam os dados e os apresenta em tempo real. Isso significa que é preciso um hardware – que é instalado no local a ser monitorado e um software – que pode ser acessado pelo sistema web ou por meio de um aplicativo.

Além disso, também é necessária a utilização de sensores que captam as informações desejadas. Por exemplo: se a intenção é ter informações sobre nível e vazão é preciso um sensor de nível e um hidrômetro com medidor de pulso. E assim sucessivamente, de acordo com os parâmetros a serem monitorados.

O mais interessante é que um software de monitoramento de água moderno trabalha online, ou seja, basta ter acesso à internet para verificar informações como nível, vazão, volume, pressão, pH, condutividade, temperatura, entre outros.

Outro ponto importante é a possibilidade de controle automático como o de horas trabalhadas e no caso de poço artesiano, programar ações de liga/desliga do conjunto motobomba.

Mas, sem dúvidas, um dos principais benefícios da utilização de um sistema de monitoramento de água é o recebimento de notificações na ocorrência de qualquer anomalia, ou seja, se por algum motivo a água monitorada apresentar comportamento incomum (no caso de poço artesiano, um vazamento, por exemplo) são enviados alertas ao celular. Isso que é monitoramento em tempo real, não é mesmo?!

Qual a importância do monitoramento de recursos hídricos?

Agora que você sabe como é realizado o monitoramento de água já deve imaginar o impacto positivo que isso causa no dia a dia de um usuário de recursos hídricos.

Indústrias, hotéis, hospitais, fazendas, condomínios, estações de saneamento básico, entre outros locais que não só utilizam, mas dependem da água para sua subsistência encontram em um sistema de monitoramento de água a segurança que precisam para desempenharem suas atividades.

Além disso, acompanhar os dados referentes aos recursos hídricos é uma forma de reduzir custos já que o monitoramento permite conhecer a fundo a operação e, se for o caso, readequar os equipamentos ou até mesmo realizar manutenções.

Não podemos esquecer ainda que os órgãos ambientais de todo o Brasil estão cada vez mais exigentes em relação ao uso de água, por isso, contar com uma plataforma de gestão e monitoramento é uma garantia de operação dentro das condições estabelecidas.

Fernando Oliveira, CEO da G Hidro, gravou um vídeo falando sobre os benefícios do monitoramento de água. Confira!

Assista e conheça os 10 principais motivos para começar a trabalhar com monitoramento de água o quanto antes!

Deseja monitorar água?

Depois de saber tudo isso sobre o funcionamento e as vantagens de um sistema de monitoramento de água você deseja conhecer melhor essa tecnologia?
Entre em contato e agende uma demonstração com nossa equipe de consultores agora mesmo!

Comentar

1 comments on “Sistema de Monitoramento de Água: Qual a Importância?

  1. Antonio Marcos Ferraz de Campos disse:

    Srs,
    Gostaria de conhecer o referido sistema de monitoramento de agua.
    Poderia me encaminhar algumas informações, pois achei a principio muito interessante.
    Grato

    Marcos
    19 981681707 Whats App

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *