Os benefícios da tecnologia no gerenciamento de recursos hidricos

A tecnologia já faz tão parte da nossa vida que muitas vezes não nos damos conta do quanto é essencial para o nosso dia a dia.

O despertador analógico se tornou digital, o celular possui inúmeras funções e não só a de realizar chamadas, Google Maps e Waze são grandes parceiros de viagem, Whatsapp passou de aplicativo de mensagens para ferramenta de negócios, enfim, a lista é grande.

Você já notou que isso também acontece no mundo empresarial? Sistemas de gestão, plataformas de atividades financeiras, programas de automação de marketing e muitas outras tecnologias são utilizadas na rotina de uma empresa.

Mais recentemente essa expansão também chegou ao gerenciamento de recursos hídricos. O mercado de água com um todo foi contemplado com novas tecnologias e os benefícios gerados por isso foram muitos.

Vamos falar mais sobre esse assunto hoje, acompanhe!  

Tecnologia e gestão

Já faz algum tempo que tecnologia e gestão andam de mãos dadas, mas é inegável que nos últimos anos isso cresceu bastante.

A democratização de sistemas tecnológicos proporcionou avanços significativos para muitas empresas. Por conta disso, temas como internet das coisas, transformação digital e indústria 4.0 se tornaram cada vez mais debatidos.

Certamente, você tem ouvido falar muito desses assuntos, isso se deve ao aumento do acesso a tecnologias que antes eram restritas a grandes empresas com poder aquisitivo elevado e hoje podem ser adotadas por pequenos negócios.

O mais interessante disso tudo é que essa expansão de acesso favoreceu diversos setores, entre eles, o mercado de recursos hídricos.

Gerenciamento de recursos hídricos

A tecnologia no gerenciamento de recursos hídricos está revolucionando o mercado! A segurança hídrica e operacional que sistemas de telemetria e automação de água proporcionam logo logo se tornarão indispensáveis em todo tipo de operação hídrica.

Os benefícios não param por aí! Além da total segurança, o gerenciamento de recursos hídricos possibilita o acompanhamento remoto de pontos importantes da operação. Imagine a facilidade de acompanhar dados de nível e vazão de um poço sem precisar estar ao lado dele?! É isso que a gestão remota permite.

Mais uma vantagem citada por quem já é adepto ao gerenciamento de recursos hídricos remotamente é o recebimento de notificações no celular caso algum parâmetro esteja fora do esperado.

Vamos explicar: se de repente o nível do reservatório de água que abastece uma escola ou hotel cair, isso será descoberto quando? Quanto tempo até encontrar uma solução para esse grave problema? Com o gerenciamento de água é possível identificar uma situação como essa com antecedência e, dessa forma, evitar o pior.

Como gerenciar recursos hídricos?

Você deve estar imaginando que para gerenciar recursos hídricos é preciso um investimento financeiro alto ou até mesmo uma grande obra. Mas e se dissermos que o valor é acessível, a instalação é simples e rápida e que não é necessária nenhuma alteração estrutural? Esse é o poder das novas tecnologias!

A G Hidro, com o objetivo de inovar e contribuir para o mercado de água em geral, desenvolveu uma plataforma que gerencia recursos hídricos: o Hidroview.

Essa plataforma proporciona os benefícios citados anteriormente e muito mais! Um bom exemplo é a automação de água, ou seja, é possível não somente gerenciar como também automatizar.

Nós temos uma equipe de consultores preparada para fornecer maiores informações sobre o gerenciamento de recursos hídricos. Vamos conversar? Entre em contato!

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *