Como o monitoramento de recursos hídricos pode aumentar o faturamento mensal de um consultor ambiental

O trabalho de consultoria ambiental é bastante amplo e complexo, não é mesmo? Os profissionais da área atuam em questões ambientais com a finalidade de desenvolver um plano de ação que esteja adequado à legislação e que cause o menor impacto ambiental possível.

Ainda faz parte das atividades de um consultor ambiental evitar que organizações sejam multadas e penalizadas, ao mesmo tempo que deve garantir a conformidade do ambiente.

Temos muitos parceiros consultores ambientais e por esse motivo hoje vamos falar sobre a atuação da profissão na área de recursos hídricos. E vamos mostrar aqui, de fato, como aumentar o faturamento recorrente dos profissionais do ramo. Quer saber mais? Então, acompanhe nosso post!

Consultoria ambiental: recursos hídricos

Entre as muitas tarefas que envolvem o trabalho de um consultor ambiental está a gestão de recursos hídricos.

A partir da implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, em 1997, a outorga de direito de uso foi estabelecida. Com isso, mais uma atividade passou a fazer parte dos serviços oferecidos pelos consultores. A gestão destes recursos.

Há também outra tarefa ligada a recursos hídricos que faz parte do dia a dia dos profissionais da área: o monitoramento destas captações. Antigamente, esse trabalho era feito manualmente, ou seja, você precisava ir até o local para realizar medições, colher dados e só então elaborar os relatórios.

Uma grande oportunidade que está surgindo no mercado é o monitoramento remoto das captações. Você já conhece este negócio?

Monitoramento remoto de recursos hídricos

O monitoramento remoto é uma grande oportunidade para os consultores ambientais pelos motivos a seguir:

  • Gerenciamento remoto: não é preciso ir a campo para ter informações relevantes sobre a obra de captação, isto é, é possível acompanhar a operação à distância e a qualquer momento;
  • Dados aferidos precisamente: um benefício importantíssimo do monitoramento remoto é a precisão dos dados aferidos, ou seja, informações confiáveis e em tempo real;
  • Otimização do tempo: o fato do consultor ambiental não precisar mais se deslocar e visitar cliente por cliente é uma vantagem importante, afinal, com a otimização do tempo é possível atender um número maior de clientes;
  • Economia: colocando os custos de deslocamento na ponta do lápis sabemos que o dinheiro gasto com combustível, desgaste e manutenção do automóvel, pedágios e demais custos envolvidos não são nada pequenos! Reduzir esses gastos significa um lucro maior;
  • Notificações: a segurança do monitoramento remoto é muito importante para operações de poços e reservatórios, por exemplo. Você agirá imediatamente ao ser informado de qualquer anomalia;
  • Fortalecimento do relacionamento com o cliente: apresentar ao cliente uma tecnologia inovadora e que proporcionará a segurança operacional e hídrica que ele precisa, sem dúvidas, é um fator importante para o fortalecimento do vínculo e fidelização na contratação dos serviços.

Mas como aumentar o faturamento?

Como você pode ver, os benefícios do monitoramento remoto de recursos hídricos para consultores ambientais são muitos! É uma ação que otimiza e promove segurança ao trabalho desenvolvido.

A essa altura você deve estar se perguntando como fazer isso, não é mesmo? Invista no mercado de telemetria de Recursos Hídricos! Entre neste mercado com todo o suporte técnico que a G Hidro pode te oferecer.

A tecnologia de Internet das Coisas é a responsável pela comunicação dos dados aferidos em campo. E a central de monitoramento Hidrohub é o hardware que coleta e retransmite estas informações para a Plataforma em nuvem.

Para que você compreenda melhor, vamos a um exemplo: um poço artesiano com a necessidade de monitoramento de nível estático e dinâmico. Você pode instalar um sensor de nível hidrostático, ligá-lo a central de monitoramento e, dessa forma, receber as informações por um dispositivo conectado a internet, ou seja, computador, tablet ou celular. As informações são apresentadas na plataforma Hidroview e você conseguirá elaborar gráficos personalizados e ainda mais, emitir relatórios completos!

Ao vender este serviço recorrente é possível aumentar o número de clientes, os serviços ofertados a cada um deles e finalmente, aumentar seu faturamento mensal.

Já imaginou o quanto isso pode ser positivo para as finanças de um profissional ou empresa de consultoria ambiental?

Gostou de saber como um consultor ambiental pode faturar mais? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato para receber a ligação de um de nossos consultores!

Ou se preferir, agende uma apresentação com nosso time comercial.

WhatsApp: (14) 99126-8554

Telefone fixo:  (14) 3471.2696

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *