Manutenção de poços artesianos: como agir rapidamente

Você conhece algum usuário de recursos hídricos que nunca precisou de um serviço de manutenção de poços? Provavelmente não. O que sabemos é que, em algum momento, haverá essa necessidade. Seja por um problema no conjunto motobomba, limpeza ou até mesmo desinfecção.

Nesse momento, o usuário encontra-se com pressa e precisando do serviço com urgência, afinal, ficar sem água nunca é uma situação agradável. Por outro lado, nem sempre a empresa prestadora de serviços possui disponibilidade imediata já que está atuando em outros projetos que também necessitam manutenção e não é raro acontecer de os dois lados ficarem frustrados.

A boa notícia é que não precisa mais ser assim! Por isso, hoje vamos falar mais sobre o assunto e apresentar uma maneira de identificar problemas em poços artesianos e agir rapidamente evitando prejuízos ao usuário. Confira!

Manutenção preventiva x manutenção corretiva

No cenário ideal, as empresas de manutenção de poços trabalhariam somente com manutenções preventivas, afinal, essa é a forma mais eficiente de evitar grandes transtornos. Porém, sabemos que na prática não é bem assim que as coisas funcionam.

As manutenções corretivas têm como objetivo resolver questões que já existem, como falha de equipamentos, por exemplo. Mas e se fosse possível identificar um problema com antecedência e tornar a manutenção corretiva uma manutenção preventiva?

Ficou confuso? Calma, vamos explicar!

Manutenção de poços: identificação de problemas

A identificação prévia de problemas é importante tanto para o usuário como para a empresa prestadora de serviços de manutenção de poços.

Para o usuário as vantagens são muitas: evitar a paralisação da operação, aumentar a vida útil dos equipamentos, conhecer profundamente o funcionamento da operação, economizar dinheiro, evitar que o problema se torne ainda maior.

Para a empresa prestadora de serviços de manutenção os benefícios também são inúmeros: fortalecimento de vínculo com o cliente, aumento do número de atendimentos programados com antecedência, previsibilidade de faturamento, melhorias na gestão de estoque, entre outros.

Mas como fazer essa identificação? Com um sistema de monitoramento de água!

Hidroview

O Hidroview é uma plataforma online para gestão e monitoramento de recursos hídricos, ou seja, poços artesianos, reservatórios, represas, rios, estações de tratamento, irrigação e outros.

A plataforma oferece a possibilidade de monitorar poços artesianos remotamente e em tempo real. Isso mesmo, é possível ter acesso a informações como nível, volume, pressão, vazão, tensão e corrente nas 3 fases, consumo e fator de potência mesmo estando longe do poço artesiano.

Além disso, o Hidroview gera relatórios completos e com a possibilidade de análise por longos períodos, o que permite fazer análises mais aprofundadas e identificar anomalias.

Abaixo, apresentamos caso de um usuário do sistema Hidroview que é atendido por um revendedor G Hidro. Nesta situação, o Hidroview foi configurado para enviar notificações caso o parâmetro corrente do motor ultrapassasse 16 amperes e assim aconteceu.

Ao analisar o histórico desse usuário, o parceiro G Hidro constatou que o aumento significativo destoava dos meses anteriores e por isso ficou em alerta. No meses seguintes, foi constatada uma alta ainda maior: 18 amperes chegando a 27!

Olha só o gráfico!

Veja como é importante acompanhar os dados do poço artesiano

Isso significa que o revendedor G Hidro, empresa que presta serviço de manutenção de poços, conseguiu identificar um problema que poderia gerar grandes transtornos se tomasse proporções maiores, por isso, antes de ocorrer uma pane o usuário foi orientado a fazer a troca do equipamento de bombeamento.

Como você pode ver, o gráfico mostra que ao realizar a troca, em novembro, a redução foi imediata!

O que podemos concluir com isso? Que tanto o cliente final como a prestadora de serviços são beneficiados com um sistema que disponibiliza informações completas sobre a operação.

Quer incluir a gestão e monitoramento de poços nos serviços prestados por sua empresa de manutenção de poços? Entre em contato conosco!

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *