Teste de vazão automático - G Hidro Monitoramento de Água e Energia

Teste de vazão de poço é um assunto frequente entre os profissionais que atuam na área, afinal, é uma atividade que faz parte dos serviços que envolvem a manutenção de um poço. 

Com o avanço da tecnologia, as empresas que realizam esse tipo de trabalho estão sempre em busca de ferramentas que possam auxiliar a execução de tarefas importantes como essa. Claro, pensando na segurança e efetividade do serviço prestado. 

Sabendo disso, hoje trouxemos informações sobre como fazer teste de vazão automaticamente e como isso pode impactar positivamente o dia a dia do profissional. Veja! 

Teste de vazão 

O teste de vazão é um procedimento realizado durante o serviço de manutenção de poços, aliás, é mais um dos procedimentos já que esse serviço envolve diversas ações como limpeza química, limpeza mecânica, reparação e troca de equipamentos, entre outros. 

No caso do teste de vazão de poço, o objetivo é averiguar a vazão, ou seja, saber se a vazão corresponde ao que se espera ou necessita da operação. Esse teste geralmente é feito de acordo com os critérios definidos pelo cliente ou pelo órgão fiscalizador. 

No caso de poços profundos, essa é uma etapa fundamental para a regularização. A importância dessa ação é tanta que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem uma norma dedicada à construção de poços tubulares em que aborda como devem ser realizados os testes de vazão. 

O principal ponto positivo de fazer teste de vazão antes mesmo do poço apresentar problemas é que detectando qualquer anormalidade, é possível realizar os ajustes necessários. Para isso, devem ser empregados dispositivos que assegurem facilidade e precisão na medição. 

Teste de vazão automático

O teste de vazão de poço é um procedimento que demanda, no mínimo, 24 horas de atenção. Mas existe uma maneira de realizar o teste automaticamente, ou seja, sem a necessidade de uma equipe em campo durante todo esse tempo. 

É mais simples do que você imagina! Basta um Painel Inteligente, um sensor de nível hidrostático e um hidrômetro equipado para telemetria. Vamos explicar: 

  • Painel Inteligente: central de monitoramento de água que colhe informações em campo, armazena os dados colhidos e posteriormente os apresenta em uma plataforma web;
  • Sensor de nível hidrostático: o sensor de nível hidrostático precisa ter características compatíveis com a operação, isto é, se você vai realizar o teste de vazão em um poço em que a bomba está instalada a 80 metros, é necessário que o sensor de nível atenda essa necessidade;
  • Hidrômetro equipado para telemetria: esse tipo de hidrômetro está preparado para atuar junto ao painel inteligente, dessa forma, informações de vazão e volume são disponibilizadas. 

Como fazer teste de vazão automaticamente 

Como você pôde ver, bastam 3 equipamentos para que o teste de vazão de poço seja realizado de forma automática e, claro, com total segurança das informações.

Para realizar o teste de vazão automático, basta instalar um hidrômetro de acordo com as características do poço, assim como o sensor de nível hidrostático e ligar esses dois equipamentos na central de monitoramento inteligente.

Após fácil configuração, os dados chegarão no sistema web e também no aplicativo, o que permite ter as informações em mãos a qualquer momento e de qualquer lugar com acesso à internet. Simples assim!

Além disso, dessa forma, é possível extrair gráficos e relatórios com as informações colhidas durante o teste, ou seja, a operação é avaliada de forma completa. 

Trabalhando dessa forma, você pode otimizar o trabalho da equipe – alocando os profissionais em outros projetos, por exemplo -, garantir a aferição precisa e confiável dos dados e ter um retorno financeiro maior. 

Nossa equipe está pronta para te auxiliar nisso, vamos bater um papo? clique aqui (WhatsApp) para falar com um de nossos consultores, ou preencha nossa ficha de contato que retornaremos o contato.

Já sabe os dados de seu poço e quer solicitar uma proposta de nossa solução de monitoramento automático de nível e vazão? Então preencha este formulário aqui!

 

Comentar

2 comments on “Como Fazer Teste de Vazão de Poço Automaticamente

  1. Boa tarde como faço para ter um orçamento desse sistema de monitoramento automático de vazão? Em poços de captação subterrânea?
    Vi pela primeira vez pela internet, e achei interessante, fazemos o monitoramento e a medição manual em 5 poços e dependendo do preço desse sistema, acho que consigo convencer minha diretoria a implantar.

    1. Olá, Indianara 🙂
      Nossa equipe já está em contato com você, né?

      Conte sempre conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *