Economizar Água na Indústria

Que o setor industrial é um grande consumidor de água não é segredo para ninguém, mas hoje viemos falar sobre como os recursos tecnológicos podem ajudar a economizar água na indústria, o que vai ao encontro das últimas tendências do setor. 

Segundo pesquisa publicada no IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) com o título “Industrialização na era da digitalização avançada”, a quarta geração industrial tem como característica o uso de tecnologias integradas, conectadas e baseadas em processos inteligentes de produção que implicam em informações para apoio na tomada de decisões. 

Ou seja, cada vez mais a indústria vai ao encontro de ferramentas que forneçam mais informações, controle e, claro, otimização de processos. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre a relação da água com o papel da tecnologia no uso desse recurso importantíssimo. Confira! 

Água na indústria brasileira

Quando falamos sobre água na indústria, podemos citar diversos segmentos: alimentos e bebidas, cosméticos, agroindústria, setor sucroenergético, têxtil, química, metalurgia, entre outros. 

Para que você entenda um pouco mais sobre o uso de água nas indústrias, as regiões Sudeste, Sul e Nordeste juntas são responsáveis por quase 85% da demanda de água por parte do setor industrial no Brasil. Detalhando ainda mais essa informação: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Sul são os estados que mais utilizam água em indústrias. 

Formas de economizar água na indústria 

Se o assunto é economia na indústria, certamente a água está em pauta, afinal, além de ser um item que impacta diretamente nos custos do negócio, é um recurso natural que precisa ser preservado. 

Se o objetivo é conquistar economia, há algumas ações que podem ser tomadas imediatamente para atingir esse resultado. São elas: 

  • Conscientização: sabemos que a conscientização dos colaboradores não acontece do dia para a noite, mas essa é uma ação que pode ser iniciada a qualquer momento e não demanda um grande planejamento. Orientações e informações sobre o uso consciente de água costumam gerar bons resultados ; 
  • Faxina ecológica: a depender do ramo de atuação da indústria, é possível realizar faxinas que não utilizam grande quantidade de água. É o caso das faxinas ecológicas que são realizadas com produtos específicos e com alto poder de limpeza. Vale a pena se informar mais sobre o assunto! 
  • Aproveitamento de água da chuva: esse tipo de aproveitamento é um recurso bastante utilizado, mas que demanda análise e estudos mais aprofundados. Talvez sua empresa não consiga colocá-lo em prática imediatamente, mas o projeto pode ser iniciado o quanto antes. 

Tecnologia para economizar na indústria 

As dicas acima são bastante efetivas e cumprem muito bem os primeiros passos de um plano para economizar água na indústria, mas devemos dizer que é possível avançar ainda mais nesse planejamento. 

Se o que os estudos apontam é que as indústrias serão cada vez mais conectadas, podemos afirmar que é nesse momento que recursos tecnológicos e ferramentas de conectividade entram!

Uma indústria conectada significa uma indústria com maior controle e capacidade de gerenciamento. E, afinal, não é isso que os gestores desejam? 

Imagine um cenário em que é possível acessar informações importantes da operação na tela do computador, tablet ou celular, bastando acesso à internet. Esse acesso permite visualizar dados como nível do reservatório ou do poço, hidrômetro, horas trabalhadas, consumo, entre outros. 

Com essa ferramenta de conectividade também é possível enviar comandos como liga/desliga ou ainda emitir relatórios e gráficos completos. Confira a tela abaixo e veja um exemplo:

Mais uma grande vantagem de um sistema como esse é o envio de alertas a qualquer sinal de anormalidade, ou seja, é possível definir com dados concretos o que é a normalidade da operação e o sistema consegue detectar quando há indícios de que o uso de água está operando fora do padrão proposto. 

Como a G Hidro pode te ajudar 

A G Hidro possui grande experiência na área e, com isso, desenvolveu o Hidroview que é uma plataforma online que entre tantas funcionalidades, colabora com a economia de água na indústria e em outros setores também. 

O Hidroview possui uma série de benefícios, além da economia: gestão completa, gerenciamento remoto, controle total, otimização da operação, decisões baseada em dados, histórico, entre outros. 

E as vantagens não são restritas apenas a atividades que envolvem água, sabia? O Hidroview também pode ser aplicado em operações de energia como motores, geradores, maquinários, etc.

Quer conhecer mais sobre o Hidroview e entender quais as vantagens da utilização dessa tecnologia na indústria? Fale conosco! Preencha este formulário, envie um e-mail para comercial@ghidro.com.br ou entre em contato pelos telefones (14) 9 9126-8554 e (14) 3471-2696. 

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *