Como monitorar volume e vazao a distancia

O dia a dia dos profissionais de recursos hídricos é repleto de atividades, por isso, em muitos casos ir a campo não é uma tarefa fácil. Você já se deparou com essa situação?

Até em termos financeiros o deslocamento muitas vezes é oneroso, afinal, enviar quadro técnico, desgaste do carro, uso do combustível, despesas com hospedagem e refeição, enfim, sabemos que esse tipo de atividade exige tempo e recursos.

Mas não podemos nos esquecer que – principalmente quem atua em áreas que os órgãos ambientais estão cada vez mais exigentes, medir dados importantes para a operação, como é o caso de volume e vazão de água, nível, pressão, temperatura e demais informações também é uma atividade que faz parte do dia do profissional da área.

Nesse momento surge a dúvida: fazer isso manualmente ou de forma automática?

Não é preciso muito tempo de reflexão para entender os benefícios da automação desse processo, mas é preciso compreender como isso se dá e quais os impactos que a automatização pode causar na operação.  

Por que monitorar volume e vazão de água a distância?

O monitoramento de poços é uma ação que precisa ser tomada por todos usuários de recursos hídricos mais cedo ou mais tarde.

Primeiro porque as exigências ambientais estão cada vez maiores e em um futuro próximo as outorgas certamente dependerão disso. Segundo porque o monitoramento de recursos hídricos oferece a possibilidade de uma gestão mais eficiente, econômica e sustentável.

Hoje em dia, com as novidades tecnológicas é possível realizar a coleta de informações de forma eletrônica e contar com a segurança do armazenamento de dados em nuvem. Além disso, a segurança operacional que uma tecnologia como essa oferece é transformadora já que impede erros de leitura e, com isso, gera maior confiabilidade.

Outro ponto interessante de monitorar volume e vazão de água a distância é que as informações são apresentadas em tempo real, o que é mais uma garantia de operação dentro da normalidade.

Como fazer o monitoramento de volume e vazão de água a distância?

Para ter os dados importantes sobre o poço de forma segura, precisa e confiável é preciso contar com uma central de monitoramento, sensores que captam as informações desejadas (sensor de nível, sensor de temperatura, sensor de pH etc) e um sistema online que apresenta os dados.

Nós, da G Hidro, desenvolvemos o Hidroview que é um sistema de monitoramento de água e outros líquidos (combustível, produtos químicos etc) que atua exatamente da forma que mencionamos acima.

Agindo dessa forma, o Hidroview oferece um histórico dos dados coletados, ou seja, é possível analisar períodos, identificar picos de consumo, informações sazonais e outros dados que permitem conhecer mais a fundo a operação e, dessa forma, otimizá-la.

Mais um ponto positivo do sistema de monitoramento de água desenvolvido pela equipe G Hidro é que ao detectar qualquer comportamento incomum o sistema envia alertas e notificações, o que permite tomar decisões e evita maiores transtornos.

Uma das ferramentas que o Hidroview disponibiliza para que seja feito o monitoramento de volume e vazão de água e demais parâmetros são os relatórios automáticos que são disponibilizados através de gráficos e planilhas. Assim, é possível analisar as informações e tomar decisões com base em dados.

A melhor parte disso tudo é que para ter acesso às informações, basta acessar o sistema por meio de qualquer dispositivo com conexão à internet. Simples, não é?

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com um de nossos consultores, teremos grande satisfação em tirar todas as suas dúvidas.

Comentar

1 comments on “Como Monitorar Volume e Vazão de Água a Distância?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *