Monitoramento de Água e Energia em Condomínios

Geralmente, quem opta por morar em condomínio está em busca de dois principais benefícios: segurança e praticidade.

Que a segurança é item fundamental nem precisamos dizer, não é mesmo? Hoje em dia, com os altos índices de violência, estar em um lugar que possibilita maior proteção é uma garantia importante para o bem estar familiar.

Já em relação à praticidade, morar em condomínio permite uma série delas: não se preocupar com manutenção do espaço, área comum para atividades físicas e de lazer, recepção de convidados, triagem de encomendas, entre outras.

Mas há um assunto comum – e de certa forma até polêmico – quando falamos sobre condomínio: consumo de água e energia. Por esse motivo, hoje vamos falar sobre monitoramento de água em condomínio e, claro, sobre energia também. Acompanhe!  

Consumo de água e energia em condomínio 

Como dissemos, a segurança é um ponto muito importante e podemos associá-la ao uso de energia elétrica, afinal, um local iluminado é mais seguro.

Em muitos condomínios, isso significa luzes acesas durante o período noturno – mesmo que seja na área externa já que normalmente áreas internas contam com sensores de presença.

Há também outros equipamentos que fazem volume no valor total da conta de energia elétrica em condomínio: monitores que transmitem imagens de câmeras de segurança, ar condicionado em áreas comuns, equipamentos elétricos utilizados na manutenção do espaço, entre outros.

Quando falamos sobre o consumo de água também há muitos pontos a serem apontados: limpeza das áreas comuns, cuidados com o jardim, banheiros das áreas comuns, piscina e assim por diante.

Evidentemente, há maneiras de consumir água e energia de forma mais sustentável – ambientalmente e financeiramente falando – e a tecnologia é uma grande aliada nesse processo.

Por que monitorar água e energia elétrica em condomínios? 

O monitoramento de água e energia é uma ação importante para entender e controlar o consumo condominial. 

Abaixo, listamos as principais vantagens de iniciar esse tipo de monitoramento:

  • Compreender o uso: entender melhor o consumo é o primeiro passo para otimizar a operação. Dessa forma, é possível identificar picos de consumo, detectar os horários de baixa utilização, saber como cada setor consome, entre outros.
  • Nível de reservatório de água: o principal ponto da gestão de água em condomínio é o nível do reservatório, afinal, é preciso evitar o transbordo, mas também a falta de água. E como evitar esses dois problemas? Monitorando e automatizando!
  • Automatizar processos: a automatização de poço artesiano, por exemplo, é mais uma das vantagens do monitoramento. Programar o poço para ligar ou desligar de acordo com parâmetros estabelecidos é uma funcionalidade que gera economia e eficiência. No caso de energia, é possível automatizar o desligamento de motores, aquecedores elétricos, dosadores de piscina, entre outros, em momentos de pico de energia, reduzindo assim o uso e consequentemente os custos.
  • Identificar perdas e vazamentos: o monitoramento remoto de energia e água é capaz de identificar perdas de energia e vazamento de água, permitindo tomada de ação para cessar eventuais problemas.
  • Agendamento de manutenções: mais um dos motivos para realizar o monitoramento de água em condomínio é poder agendar manutenções preventivas e até mesmo corretivas – apesar da última se tornar menos frequente. Com isso, a empresa responsável pela manutenção dos poços e reservatórios consegue realizar o trabalho com agilidade e sem prejudicar os moradores.

Como monitorar água e energia em condomínios? 

Bom, para isso, é preciso contar com um sistema de monitoramento de água e energia é o ideal para acompanhar em tempo real as atividades relacionadas a esses dois itens.

Isso é possível por meio de um hardware instalado no local a ser monitorado juntamente a sensores que captam as informações desejadas. Os dados são enviados para a nuvem e após tratados, enviados para um sistema web ou aplicativo, o Hidroview.

As facilidades que isso gera para os moradores e para os síndicos é um divisor de águas no dia a dia do condomínio.

Quer saber mais sobre o Hidroview? Entre em contato conosco

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *