Como reduzir a cobrança de água na sua empresa - G Hidro Monitoramento de Água e Energia

Se você trabalha com obras de captação de água, certamente já sabe que ações para a preservação e o consumo sustentável desse precioso líquido estão sendo implementadas a nível nacional e este assunto não pode ser engavetado, pois o resultado prático disso é um grande impacto na cobrança de água.

Elaborado como um dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos, a cobrança de água consiste na compensação financeira paga pelos usuários de água com o intuito de garantir a quantidade e o regime estabelecidos para corpos d´água e bacias.

Os 3 principais objetivos são:

    • Reconhecer a água como bem econômico e dar uma indicação do seu real valor;
    • Incentivar a racionalização do seu uso;
  • Obter recursos para o financiamento dos programas e intervenções previstas nos Planos de Bacias.

Como é estruturada a cobrança de água?

A cobrança é efetuada embasada em três tipos de usos, são eles: captação, consumo e lançamento. Cada uso possui um Preço Unitário Básico (ou PUBs) que varia de acordo com as deliberações dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Uma vez definidos os preços praticados pela Bacia Hidrográfica que seu empreendimento está inserido, existe uma segunda tabela chamada “Coeficientes Ponderadores – CP”, que classifica as características de sua captação e aplica fatores multiplicadores que podem diminuir ou aumentar o valor da cobrança de acordo com a natureza, classe do uso, disponibilidade hídrica, volume captado, entre outros aspectos.

Se não houver atenção aos volumes captados e volumes estabelecidos na sua outorga, estes fatores podem chegar a multiplicar mais de 20 vezes o volume a ser cobrado pela captação de água.

Isso significa que monitorar as captações para conhecer verdadeiramente o volume de consumo é fundamental para a redução de custos na conta de água de sua empresa.

Como reduzir a cobrança de água na sua empresa - G Hidro Monitoramento de Água e Energia
Reduzir a cobrança de água na empresa é um desafio que pode ser vencido com gestão adequada e monitoramento remoto.

Praticar a gestão de recursos hídricos deixou de ser supérfluo e passou a se tornar uma necessidade para todos os usuários de obras de captação. Pensando nisso, a G Hidro criou o Hidroview, sistema de monitoramento de poços artesianos, represas, rios e demais obras de captação. Além do monitoramento remoto de água, o sistema é a ferramenta ideal para a gestão dos recursos hídricos.

Nossa equipe altamente especializada com mais de 20 anos de experiência no mercado está pronta para te auxiliar a reduzir a cobrança de água na sua empresa.

Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *