10 beneficios do monitoramento de poços

Órgãos ambientais de todos os estados do Brasil estão atualizando ou já atualizaram suas exigências em relação ao uso de recursos hídricos. Por esse motivo, a fiscalização aumentou bastante e, com isso, os usuários de águas subterrâneas precisam se adequar para evitar penalidades como multas ou até mesmo perda da outorga.

Por outro lado, contar com os avanços tecnológicos é uma atitude cada vez mais acertada para promover segurança, confiabilidade e eficiência. Por isso, a demanda do serviço de monitoramento de poços artesianos de forma automática tem crescido expressivamente.

Se você atua na área, mas ainda não conhece as vantagens que o monitoramento de poço oferece, fique de olho nas informações abaixo!

Por que fazer monitoramento de poços artesianos?

O monitoramento de poço artesiano é uma atividade que gera muitos benefícios tanto para quem realiza esse serviço como para quem o contrata. Vamos listar os principais, confira!

1. Gerenciamento remoto de poço

O gerenciamento remoto de recursos hídricos oferece a segurança e a eficiência que uma gestão inteligente precisa, afinal, é possível acompanhar as principais informações do poço artesiano mesmo não estando próximo a ele.  

2. Monitoramento 24 horas

O monitoramento 24 horas por dia oferece acesso em tempo real a informações como nível, pressão, vazão, temperatura, entre outros. O acesso a esses dados acontece por meio de sistema web ou aplicativo, ou seja, é possível monitorar poço artesiano a qualquer hora e de qualquer local.

3. Automatização de processos

Contar com a automatização de processos não só promove tecnologia e inovação como também possibilita um gerenciamento eficaz e seguro. Já pensou na diferença que o controle automático de poço artesiano pode fazer na gestão de recursos hídricos?

4. Alertas e notificações de anomalias

Sem dúvidas, um dos principais benefícios que esse serviço gera é a detecção imediata de comportamentos anormais. Contar com um sistema de monitoramento de poços que envia notificações e alertas a qualquer sinal de anomalia é oferecer a segurança hídrica e operacional que o usuário de recursos hídricos precisa.  

5. Agendamento de manutenções

A facilidade de agendamento de manutenções corretivas e preventivas com mais de 100 itens de verificação também é uma das principais vantagens de realizar o monitoramento de poço.

Dessa forma, é possível aumentar a vida útil dos equipamentos que envolvem a operação.

6. Aferição precisa e confiável

A aferição de dados de forma precisa e confiável é fundamental para a segurança da operação, por isso, é um dos grandes benefícios do monitoramento de poço.

O mais interessante é que como os dados são colhidos em tempo real, o acompanhamento das atividades do poço é completo.

7. Segurança de dados

Os dados coletados são criptografados e armazenados na nuvem, o que garante total segurança das informações. Além disso, os dados ficam armazenados por até 2 anos.

8. Redução de custos

As informações geradas pelo sistema facilitam análise aprofundada e permitem a readequação de equipamentos para tornar a operação mais eficiente e econômica. Além disso, o controle automático do poço também pode gerar redução de custos já que é possível programar ações como liga e desliga, horas trabalhadas, entre outras.

9. Relatórios diários, mensais e anuais

Os relatórios diários, mensais e anuais oferecem informações valiosas como sazonalidade, consumo por período e outros dados que permitem conhecer mais a fundo a operação.

Os relatórios são customizáveis e fornecem gráficos com apresentação completa das informações.

10.  Adequações às exigências dos órgãos ambientais

Conforme falamos inicialmente, a adequação às exigências dos órgãos ambientais é o que motiva a busca dos usuários de recursos hídricos por monitoramento de poço artesiano. Neste caso, o monitoramento remoto de poço auxilia no atendimento às exigências e fornece relatórios de acordo com os dados a serem informados aos órgãos competentes.  

Como fazer o monitoramento de poços artesianos?

Agora que você já conhece os principais benefícios do monitoramento remoto de poço, certamente está se perguntando como oferecer esse serviço a seus clientes que possuem poços artesianos, não é mesmo?

Nós, da G Hidro, desenvolvemos o Hidroview, que é um sistema de monitoramento de poços artesianos e demais obras de recursos hídricos. Com o Hidroview é possível obter todos os benefícios listados anteriormente e, o melhor, de forma automática!

O Hidroview é uma plataforma online que atua juntamente a uma central de monitoramento, o Hidrohub, que utiliza tecnologia GPRS e reporta os dados em tempo real.

Que tal agendar uma demonstração com um de nossos consultores para conhecer melhor o Hidroview? É sem custo e sem compromisso! Entre em contato agora mesmo!

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *