Saiba como aferir nível estático e dinâmico

Sabemos que muitas vezes conseguir informações de nível estático e dinâmico de poços artesianos se torna uma grande dificuldade. Não é tão simples quanto só chegar no poço e fazer a medição, vai muito além disso.

E nos últimos tempos surgiu um detalhe importante: manter o histórico de nível, volume e vazão de poços é uma exigência feita por todos os órgãos ambientais do Brasil, ou seja, os usuários de recursos hídricos precisam se adequar.

Além disso, é importante lembrar que ter os dados do poço em mãos é uma forma de gerir melhor a operação e trabalhar com segurança.

Quer saber como as novas tecnologias podem ajudar nisso? É o que contamos agora!

Como medir nível estático e dinâmico automaticamente?

Sabendo de tudo o que envolve esse momento, a G Hidro desenvolveu uma solução que auxilia os profissionais da área a obterem os dados de nível estático e dinâmico, volume, vazão, entre outros, de forma automática e completamente confiável.

Essa solução se chama Hidroview e consiste em uma central de monitoramento que coleta os dados e um sistema online que recebe as informações e as apresenta por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. O que significa que os dados referentes ao poço ficam disponíveis na palma da mão 24 horas por dia, seja pelo sistema web ou aplicativo.

Para que o Hidroview realize o monitoramento de poços artesianos é necessária a instalação de sensores em campo que fazem a aferição dos dados a serem acompanhados. Por exemplo, para aferir o nível estático e dinâmico do poço é preciso instalar um sensor hidrostático de nível e não um medidor de nível estático e dinâmico manual.

É possível medir outros dados do poço automaticamente?

Cada usuário de recursos hídricos necessita de um tipo de informação, certo? Isso vai depender de como é a operação, afinal, uma empresa de água mineral vai precisar monitorar muito mais parâmetros que um fazenda, por exemplo.

Já que é assim, desenvolvemos o sistema de monitoramento de água com a possibilidade de monitorar outros dados como pressão, vazão, temperatura, condutividade, pH, frequência, tensão e corrente nas 3 fases, fator de potência, consumo de energia etc. Para isso, basta instalar o respectivo sensor, ligá-lo na central de monitoramento e receber as informações por meio do Hidroview.  

Há outras funcionalidades na plataforma Hidroview que contribuem ainda mais para a automação do poço artesiano. São elas:

  • Agendamento de manutenções preventivas e corretivas;
  • Relatórios automáticos;
  • Emissão de relatórios completos com dados diários, mensais ou anuais;
  • Alertas e notificações de anomalias;
  • Controle automático do poço;
  • Armazenamento dos dados pelo período de dois anos.  

Viu como a tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de poços artesianos? Além de otimizar o tempo de trabalho, oferece também a segurança de contar com dados confiáveis e que ficam armazenados na nuvem com as informações devidamente seguras, assim como os órgãos ambientais exigem.  

Quer saber mais sobre como aferir nível estático e dinâmico de forma automática? Entre em contato com um de nossos consultores para tirar todas as suas dúvidas!

Comentar

9 comments on “Como Aferir Nível Estático e Dinâmico de Poços Artesianos de Forma Automática!

  1. boa tarde, sou geologo trabalhando na area de hidrogeologia, como procedo para ter mais informacoes de como adquirir o aparelho e o respectivo software?.

    cpts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *