Economizar energia na indústria

Otimizar processos, economizar recursos e melhorar a capacidade de produção são apenas algumas das ações que grandes indústrias trabalham diariamente para colocar em prática. Afinal, por se tratar de um dos pilares da economia brasileira, o setor industrial está sempre em busca de aprimoramento. 

Entre as tantas demandas do setor, energia elétrica é, sem dúvida, uma das maiores. Por isso, quando o assunto é otimização de processos, um dos principais temas é a economia de energia na indústria

Vamos falar sobre isso? 

Energia elétrica na indústria 

Você sabia que somente a indústria é responsável por consumir mais de 40% de toda energia consumida no Brasil? E quase 50% do valor pago de energia elétrica pelas indústrias se resumo ao uso de motores elétricos, refrigeração, ar comprimido e iluminação. 

Sendo assim, impossível não associar esse alto consumo a dois pontos importantes: economia de recursos financeiros e naturais. E essa atenção toda não é focada só na energia, a economia de água na indústria também tem sido pauta constante no setor, afinal, as melhorias impactam as variadas áreas de atuação. 

Que tal, então, dicas para economizar energia na indústria? Preparamos uma lista especial! 

Como economizar energia na indústria 

Sabemos que para realizar mudanças de impacto é necessário tempo, conhecimento e, muitas vezes, investimento. Veja as 5 ações sugeridas por nós! 

1- Retrofit de lâmpadas 

Parece uma atitude simples e com pouco impacto, mas o retrofit de lâmpadas é uma medida que gera resultados quase imediatos. 

A troca de lâmpadas incandescentes pelas de LED, por exemplo, além de impactar positivamente nos custos com energia, ainda é responsável pela maior durabilidade, o que a longo prazo também é benéfico para o financeiro da empresa. 

Outra ação que promove bons resultados é a instalação de sensores que detectam a presença de pessoas no ambiente e a partir disso realiza o desligamento automático das luzes. 

Por último, mas não menos importante: aproveitar ao máximo a luz natural é uma dica que nunca perde a efetividade. 

2 – Manutenção de equipamentos 

A manutenção preditiva é fundamental no dia a dia de uma indústria, mas sabemos que, muitas vezes, essa ação é deixada para depois. E quando o depois chega o prejuízo costuma ser grande. 

Para economizar energia na indústria é importante dar atenção a pontos como análise de consumo e desempenho, limpeza de filtros, regulação e calibração, controle de temperatura, entre outros. 

3 – Redimensionamento 

Redimensionar a potência de motores e estabelecer equipamentos mais adequados ao regime de trabalho é uma das principais atitudes para reduzir custos com energia elétrica em indústrias. 

Há algumas perguntas que podem ser feitas: o equipamento está sendo utilizado em toda sua capacidade? As previsões de consumo anteriores foram consolidadas? É viável um transformador de menor porte exclusivo para iluminação?  

Essa etapa requer atenção e profissionais especializados, ok? 

4 – Revisão geral 

A revisão geral aborda outros aspectos além do redimensionamento, como a jornada de trabalho, por exemplo. Troca de turno e adaptações da operação podem fazer muita diferença nos custos com energia. 

Além disso, vale a pena avaliar o mercado livre de energia já que em muitas operações esta se mostra uma excelente opção de economia. 

5 – Monitoramento remoto e automação  

Uma crescente no ramo industrial são as plataformas de monitoramento remoto e automação. Não é para menos, afinal, a tecnologia é uma aliada na gestão de operações, ainda mais quando estamos falando de algo tão importante quanto energia. 

Um sistema de monitoramento de energia pode ser a solução para economizar e, de quebra, otimizar a operação. Veja um exemplo de monitoramento remoto:

Como economizar energia na indústria com tecnologia para monitoramento e automação de energia
Supervisório com dados de energia e de água. Acompanhando todos os dados da operação fica muito mais fácil promover economia!

Além disso, há a possibilidade de automação, o que também gera economia de energia já que é possível enviar comando de liga e desliga com um clique no celular ou sistema web, ou seja, maior controle do consumo elétrico e também maior segurança para a operação. 

Mais um fator que gera economia: o envio de alertas quando há anormalidades na operação. Dessa forma, é possível diagnosticar rapidamente qualquer irregularidade e tomar ações. 

O responsável pelo monitoramento remoto e automação é o Hidroview, plataforma desenvolvida pela G Hidro com tecnologia nacional e diversos cases de sucesso na indústria. Para conhecer melhor e saber mais, basta entrar em contato conosco aqui pelo site ou pelos telefones (14) 999126-8554 e (14) 3471-2696. 

Tem mais dicas para economizar energia na indústria? Compartilhe conosco! 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *