Tecnologia LoRaWAN para Indústria e Agronegócio

A indústria e o agro são os dois principais setores da economia brasileira, tanto que dizem por aí que na verdade eles são os motores da economia. Os últimos tempos foram difíceis, não podemos negar, e quem foi responsável por manter a roda da economia girando? Sim, a indústria e o agronegócio. 

Com um destaque tão grande e tanta responsabilidade, esses setores estão sempre em busca de inovação e tecnologias que impactem suas operações. Um dos exemplos é a gestão adequada de água, e não por acaso, vamos falar sobre isso aqui no blog da G Hidro hoje. Confira! 

Uso de água na indústria e no agronegócio 

Sabia que a agricultura e pecuária consomem 70% do abastecimento de água do país? Pois é, os números são altos, e muitas vezes, surpreendentes. 

Se a gente for pensar no mundo todo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, irrigação de lavouras, pecuária e aquicultura também consomem 70% de água, já a indústria é responsável por 20% do consumo mundial. 

Sendo a água insumo fundamental para o desenvolvimento desses dois setores, quais são as tecnologias que podem ajudar a transformar e otimizar esse consumo? Vamos responder logo abaixo. 

O que é tecnologia LoRaWAN? 

A tecnologia LoRaWAN está se tornando cada vez mais comum no Brasil e pode ser a resposta para a pergunta anterior já que tem a capacidade de realizar transmissão a longas distâncias: de 3 a 4 quilômetros em áreas urbanas e até 15 quilômetros em áreas rurais. 

Semelhante ao Wifi ou Bluetooth, o LoRaWAN tem como característica a comunicação sem fio e sem a necessidade de cabeamento para instalação, ou seja, a implantação é muito simples. Além disso, essa tecnologia tem o consumo de energia bem baixo. 

Tecnologia LoRaWAN para indústria e agro 

Com tantos benefícios, você já deve imaginar os motivos da tecnologia LoRaWAN ser uma excelente opção para setores como indústria e agro, né? 

A gestão de informações importantes para a operação é fundamental para tomada de decisões nos dois setores, ou seja, o uso de tecnologia LoRaWAN não só pode ser responsável pela economia de água na indústria e no agronegócio, mas também uma grande aliada em estratégia de negócios, afinal, ter todas as informações importantes da operação é fundamental para gerar bons resultados em termos de otimização, controle e sustentabilidade. 

Com a transmissão de dados realizada pelo LoRaWan é possível acompanhar informações de nível, consumo e volume de água, umidade de solo, vazão de rios, velocidade do vento, temperatura, nível de barragem, nível de silos, entre outros. Veja um exemplo! 

Tela Hidroview - Tecnologia LoRaWAN para indústria e agronegócio
Acompanhamento de informações da operação por meio do Hidroview, plataforma online que possibilita a análise de dados.

A G Hidro oferece tecnologia LoRaWAN

Fizemos uma live em nosso canal no Youtube para falar um pouco mais sobre a tecnologia LoRaWAN e também para tirar todas as dúvidas. Para assistir, é só clicar abaixo!

Se você está se perguntando como ter acesso a tecnologia LoRaWAN para indústria e agronegócio, nós temos a resposta! 

A G Hidro é uma empresa especializada em gestão e monitoramento de água e energia que atua juntamente a parceiros de todo o Brasil. Quer conhecer e saber mais? Entre em contato para bater um papo com a gente! Você pode enviar um e-mail para contato@ghidro.com.br ou falar conosco pelos telefones (14) 99126-8554 e (14) 3471-2696 (ambos são Whatsapp também). 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *