Saiba como fazer monitoramento de reservatórios de água

O monitoramento é uma ação que vem ganhando cada vez mais destaque. Inicialmente, essa atitude era tomada com o objetivo de gerar maior segurança, mas hoje se tornou muito mais que isso.

Um sistema de monitoramento de água que pode ser utilizado não somente em reservatórios como em poços, rios, represas, entre outros, é a melhor solução para acompanhar todos os dados importantes da obra de reservação de maneira precisa e confiável.

Vamos falar mais sobre monitoramento de reservatórios de água no post de hoje. Acompanhe!

Reservatórios de água

Os reservatórios são obras que reservam grande quantidade de água. Isso se dá geralmente com água de poço, água da chuva, água de rede de tratamento, entre outras situações.

A escolha do tipo de reservatório depende da finalidade do uso da água. O armazenamento de água da chuva requer menos cuidados se comparado a um reservatório de água potável utilizada em indústria alimentícia e de bebidas, por exemplo.

As obras de reservação podem ser utilizadas para irrigação, agricultura, consumo humano, produção, sistema de combate a incêndio, entre outros. Está vendo por que é tão importante monitorar reservatórios?

Tipos de reservatórios de água

Existem alguns tipos de obras de reservação: reservatórios enterrados, reservatórios semi enterrados, reservatórios de superfície e reservatórios elevados.

Os materiais também são itens levados em consideração no momento da construção do reservatório de acordo com a finalidade de seu uso, no caso de água para consumo humano é obrigatório que o material empregado seja inerte de forma que não altere a qualidade da água em seu interior. Bons exemplos são os reservatórios em aço inox, fibra de vidro, pvc ou outro tipo de revestimento.  

Como fazer monitoramento de reservatório de água
O monitoramento de reservatório de água gera benefícios como segurança operacional e hídrica.

Como fazer monitoramento de reservatório de água?

Esta é uma pergunta que respondemos com frequência maior a cada dia! Nossos consultores têm recebido muitos questionamentos em relação ao monitoramento de reservatório de água, por isso, vamos contar logo abaixo como fazer isso.

Tudo começa com um hardware e um software. O hardware é a Central de Monitoramento Hidrohub que é instalada em campo e juntamente a sensores capta as informações em tempo real. Já o software é o Hidroview, uma plataforma que recebe as informações enviadas pelo Hidrohub e as apresenta a qualquer momento do dia de maneira simples, sendo necessário apenas ter acesso à internet.

Os dados podem ser conferidos tanto no sistema web (pelo computador) como pelo aplicativo (celular e tablet), ou seja, as informações ficam disponíveis 24 horas por dia.

Além disso, o Hidroview envia alertas e notificações ao visualizar qualquer comportamento incomum. Um exemplo: se o nível do reservatório cair em um curto espaço de tempo, você será notificado, o que permite uma tomada rápida de ação.

Já em relação às manutenções, o Hidroview também oferece apoio: é possível agendar manutenções corretivas e preventivas. Além disso, o sistema de monitoramento de reservatório de água gera relatórios personalizáveis e automáticos. Dessa forma, o monitoramento de reservatórios se torna completo e seguro.

O impacto positivo de monitorar reservatórios é gigantesco, afinal, o que não é medido não pode ser gerido. Com as informações em mãos é possível compreender melhor a operação, ter maior segurança hídrica e economia de tempo e recursos.

Se você quer saber mais sobre essa solução e oferecer a seus clientes a oportunidade de nunca mais ser pego de surpresa com a falta de água é só preencher o formulário de contato. A equipe de consultores da G Hidro está pronta para bater um papo sobre o assunto!

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *