Telemetria de poços e água em geral gera economia de energia

Você já ouviu falar em telemetria de água? A telemetria de poços é uma das principais aplicações dessa tecnologia e nós temos um caso de sucesso muito interessante para compartilhar: mais de 40% de economia no consumo de energia.

Acompanhe o post que vamos contar tudo!

Telemetria de poços

A telemetria é uma tecnologia que vem ganhando espaço a cada dia e tem como função realizar o monitoramento remoto de determinado recurso. No caso de água ou mais especificamente poços, a telemetria tem como objetivo acompanhar os dados importantes para fornecer segurança operacional e hídrica.

Com a telemetria de poços é possível não somente monitorar remotamente, mas também comandar as atividades do poço. Já pensou nas vantagens que isso pode gerar?

Um dos principais benefícios é a redução de custos, afinal, otimizar a operação é um desejo de todo usuário de recursos hídricos, certo?

Telemetria de poço artesiano

Um de nossos parceiros revendedores do Hidroview relatou uma situação em que a telemetria de poço artesiano foi fundamental para que uma indústria não tivesse que paralisar totalmente sua produção.

O caso ocorreu com uma indústria de bebidas, ou seja, imagine o que um problema grave no poço poderia gerar de prejuízos para essa operação!

Esta indústria realiza telemetria dos seguintes parâmetros: nível do poço, nível do reservatório, volume, vazão, tensão, corrente, frequência, fator de potência e consumo de energia.

Em abril de 2018 o sistema começou a emitir alertas por conta do parâmetro corrente do motor que estava configurado para avisar caso ultrapassasse 16 amperes. Ao receber os alertas, o parceiro G Hidro decidiu verificar o histórico e constatou que algo não estava dentro da normalidade já que o equipamento de bombeamento trabalhava com corrente nominal de 14 amperes desde fevereiro de 2017.

Inicialmente, a ação tomada foi aumentar a faixa de alerta de 16 para 18 amperes e analisar os resultados. Em julho, os alertas de 18 amperes foram atingidos e também foram observados picos de corrente do motor, registrando até 27 amperes em agosto!

Neste momento não havia mais dúvidas e a indústria de bebidas foi orientada pelo parceiro G Hidro a se programar para a aquisição de um novo equipamento de bombeamento, ou seja, a troca se fazia necessária.

Para se ter uma ideia, nos meses de setembro e outubro a corrente nominal continuou aumentando e chegou próximo a 19 amperes, até que em novembro a troca do equipamento finalmente foi feita e a operação voltou ao normal.

Levando em consideração que este usuário do Hidroview era monitorado há algum tempo e que o histórico das principais informações estava disponível, foi possível fazer o dimensionamento de um conjunto motobomba mais adequado ao consumo do usuário.

Após análise detalhada, o usuário foi orientado a adquirir outro modelo de motobomba reduzindo assim a potência atual de 5 hps para um conjunto de 3 hps. Logo na primeira partida do novo conjunto de bombeamento através do sistema de telemetria de água foi possível identificar que a corrente do motor estava em 9 amperes e a vazão em 10,2 m3/h, o que significava uma economia imediata de 36%!

Também foram constatadas melhorias significativas na curva de rendimento do motor já que a vazão evoluiu para 10,2 m3/h e o poço começou a trabalhar por menos tempo. Isso foi comprovado por meio dos gráficos que o Hidroview disponibiliza, dessa forma, foi possível constatar que o consumo médio do usuário nos meses anteriores foi 203 kWh e após a troca do equipamento esse número caiu para 125 kWh.

Relatório e gráficos completos em sistema de telemetria de água, telemetria de poços
Relatório de energia de sistema de telemetria de água

Sabe o que tudo isso significa? Economia de 45,3% no consumo de energia!

Como fazer telemetria de poços

Gostou do nosso caso de sucesso de telemetria de poços? Seus clientes também podem ter esse tipo de economia através de um serviço que sua empresa presta! Já pensou nos benefícios que isso gera em termos de fidelização de cliente e fortalecimento da sua marca?

A concentração de informações em um sistema de monitoramento permite visualizá-las com rapidez e de maneira clara, o que possibilita tomar decisões importantes como o retrofit de equipamentos.  Entre os usuários da plataforma Hidroview, ações como essas têm resultado em redução de 15% a 30% no consumo de energia em 95% dos casos.

Os revendedores G Hidro disponibilizam o Hidroview para clientes das mais variadas áreas: indústrias, hotéis, fazendas, condomínios, hospitais, entre outros.

Quer saber como se tornar um revendedor G Hidro? Entre em contato conosco, nossa equipe está pronta para lhe atender!

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *