Transformação Digital - G Hidro Monitoramento de Água e Energia

Um tema que vem ganhando cada vez mais espaço é a transformação digital. Você já ouviu falar sobre o assunto? 

Muitas vezes, quando o tema entra em debate, a primeira reação é pensar que adotar práticas que geram esse tipo de transformação estão muito distantes do dia a dia de pequenas e médias empresas, além de imaginar que para isso é necessário alto investimento financeiro. 

No texto de hoje, vamos desmistificar essas ideias e mostrar que a transformação digital está ao alcance de todos. Confira! 

O que é transformação digital 

A transformação digital tem como principal característica a adoção de tecnologias que proporcionem melhoria dos mais variados processos dentro de uma empresa, o que significa deixar para trás o modelo de gestão manual e implementar a gestão digital para desfrutar de todos os seus benefícios. 

O que antes era mais comum ao dia a dia de setores como marketing e tecnologia, com a transformação digital passa a se tornar realidade nos demais departamentos. 

O objetivo da integração de novas tecnologias é otimizar os processos de gestão de maneira que as experiências digitais sejam eficientes e marcantes.

Dados sobre a transformação digital 

Para quem não tem muita intimidade com o assunto os números assustam: até 2020, estima-se que 50 bilhões de dispositivos estarão conectados à internet.

A CEI Survey afirma que até 2020 a experiência do cliente superará o preço e o produto como o diferenciador-chave da marca. Isso significa que 86% dos compradores pagarão mais para terem uma melhor experiência.

Para compreender melhor o avanço das tecnologias no ambiente empresarial, um dado importante: em 2017, 70% das empresas listadas na Fortune 500 montaram times dedicados à transformação digital.

No Brasil, quase 70% das pequenas e médias empresas acreditam que a tecnologia podem otimizar a gestão do negócio. E a sua empresa, o que pensa sobre isso?

Transformação digital na sua empresa 

Os especialistas da área – setor que está em amplo crescimento, diga-se de passagem -, afirmam que essa mudança não precisa ser feita de uma hora para outra, ou seja, é possível fazer a transição da maneira mais adequada para a empresa. 

Para chegar a um objetivo precisamos saber de onde estamos partindo, certo? Por isso, geralmente, a primeira etapa de um processo de transformação é a análise detalhada da maturidade digital da empresa no presente. 

Depois, chega o momento do planejamento estratégico, afinal, mudanças demandam preparação, planos táticos e ações calculadas. 

Em seguida, é necessário promover a cultura digital entre os colaboradores, ou seja, é preciso que todos compreendam a importância da implementação de novos processos e o quanto isso beneficiará a empresa como um todo. 

Diferente do que muita gente pensa, a transformação digital pode ser inserida nos mais diversos contextos, mas negócios que atuam no setor de água e energia precisam se atentar ainda mais já que a tecnologia avança cada vez mais nessas áreas

Gostou de saber mais sobre a tão falada transformação digital? Então, vamos bater um papo sobre o assunto? Deixe um comentário com sua opinião sobre o tema para que possamos prolongar essa conversa! 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *