Como fazer automação de recursos hídricos

A automação está ganhando todos os setores: indústrias, comércios e até mesmo residências. Com a grande expansão dos meios tecnológicos é evidente que este é um movimento que terá cada vez mais espaço.

Sabendo disso, a G Hidro desenvolveu um produto que realiza a automação de recursos hídricos e energia, o Hidroview. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje, acompanhe! 

Evolução da automação 

A década de 50 foi muito importante para a história da automação, foi nesse momento que surgiram as primeiras máquinas capazes de substituir a mão de obra humana.

Com o tempo, a automação foi se tornando cada vez mais parte do dia a dia não só das empresas, mas também das pessoas. Podemos utilizar como exemplo um portão automático de uma indústria que se abre ao identificar funcionários chegando ou até mesmo o despertador que usamos todos os dias para não perder a hora do trabalho.

Como não podia deixar de ser, o avanço tecnológico possibilitou um crescimento do acesso a sistemas de automação e isso se estendeu para as mais diversas áreas: transportes, gestão, saúde, meio ambiente, etc. 

Automação de recursos hídricos 

É claro que com toda essa evolução, a automação de recursos hídricos logo foi desenvolvida, afinal, é fundamental gerir de maneira eficiente o líquido mais precioso do mundo.

Mas será que a automação convencional – aquela utilizada em indústrias – é realmente a melhor opção para automatizar água? Esse é um questionamento pertinente já que há demandas específicas para cada operação, afinal, ligar e desligar um maquinário é diferente de ligar e desligar um poço artesiano de alta vazão, não é mesmo?

A automação de recursos hídricos é uma ação que gera inúmeros benefícios, entre eles, podemos destacar:

  • Adequações às exigências dos órgãos ambientais; 
  • Gestão eficiente e segura da água; 
  • Liga e desliga de acordo com as necessidades da operação; 
  • Agendamento de manutenções preventivas e corretivas; 
  • Alertas e notificações a qualquer sinal de anormalidade na operação. 

Como fazer automação de recursos hídricos  

Certamente, depois de receber todas essas informações você está querendo saber como fazer automação de recursos hídricos, não é mesmo?

Lembra que no começo desse texto citamos o Hidroview? É essa plataforma online de gestão e monitoramento de água que vai te ajudar nessa missão. O Hidroview é um sistema web e aplicativo que por meio de sensores instalados em campo, capta informações e as disponibiliza em tempo real.

Com essas informações é possível automatizar poços artesianos, reservatório, poços piezométricos, represas, estações elevatórias, captações superficiais, estações de tratamento, água de reuso para irrigação e demais obras de recursos hídricos.

Quer se tornar um parceiro G Hidro e oferecer a seus clientes o serviço de automação de recursos hídricos? Entre em contato com nossa equipe! 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *