Gestão Integrada de Água - Ciclo da Água

Já falamos aqui no blog G Hidro sobre a gestão de recursos hídricos, afinal, este é assunto de grande importância. Hoje vamos abordar outro aspecto: a gestão integrada de água

Se consultarmos o dicionário, teremos como definição para “gestão” o seguinte: ato ou efeito de gerir; administração, gerência. Agora, imagine a importância disso quando falamos do bem mais precioso do mundo! 

Por isso, decidimos trazer esse assunto para conversarmos mais sobre esse tema que é comum e importante a todos. Acompanhe os parágrafos a seguir! 

O que é gestão integrada de água 

A gestão integrada das águas é um tema urgente! E sabe por que dizemos isso? Porque, muitas vezes, nos esquecemos que a água é um recurso finito. Portanto, uma gestão eficiente e sustentável é essencial para sua preservação. 

Quando falamos sobre gestão integrada, estamos falando do ecossistema e não somente de águas subterrâneas ou de captações superficiais, por exemplo. Então, ao abordar o tema é importante falar de outros pontos: umidade do ar, umidade do solo, chuva, saneamento, etc. 

Importante lembrar que estamos falando do ciclo biogeoquímico que nos permite ter acesso a esse elemento vital, ou seja, não podemos analisar somente um dos pontos de contato com a água, é preciso um olhar amplo e apurado.  

Pensando por esse lado, podemos perceber que não é possível realizar gestão integrada de recursos hídricos sem conhecer a fundo o ciclo hidrológico, afinal, é um ciclo complexo, mas fundamental para nossa existência. 

Portanto, é correto dizer que a gestão integrada de água é uma ação que beneficia a sociedade como um todo e se torna cada vez mais necessária. Sem exagero, podemos dizer que essa é uma pauta urgente. 

Como fazer a gestão integrada de água? 

Diante do que já falamos, certamente você está imaginando que essa não é uma tarefa fácil, mas temos uma boa notícia: a tecnologia, que vem evoluindo em tantas áreas, também está cada vez mais atuante no setor de recursos hídricos. 

Nós da G Hidro, somos especialistas em tecnologia com foco em água. Por isso, criamos o Hidroview, uma plataforma online que atua de maneira eficiente na gestão de água. 

Com o Hidroview é possível monitorar em tempo real operações de água e isso inclui todas as fases do ciclo hidrológico, ou seja, é possível acompanhar de perto para realizar um gerenciamento mais eficaz. 

Essa gestão integrada de água é o que permite o uso sustentável dos recursos, além de proporcionar dados para otimizações, informações que geram ações de redução de custos diretos e indiretos e até mesmo regras de automação. 

Como a G Hidro pode auxiliar na gestão integrada de água? 

Quer saber como implementar a gestão integrada de água e como sua empresa pode se destacar no mercado proporcionando um gerenciamento completo de recursos hídricos? Fale com a gente!

Temos uma equipe de consultores técnicos comerciais que estão prontos para apresentar o Hidroview, suas funcionalidades e benefícios. Entre em contato conosco

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *