Como escolher melhor medidor de nível de água

Você que atua no ramo de poços artesianos sabe que nem sempre é fácil escolher o melhor medidor de nível de água, não é mesmo? Entre as opções disponíveis no mercado é possível encontrar particularidades que fazem diferença no uso. E aí, como agir nesse momento? 

Hoje trouxemos informações para te ajudar a entender as características de cada equipamento e, dessa forma, realizar a melhor escolha para operação. Acompanhe! 

Medir nível de água 

Antes de iniciar, precisamos falar sobre os motivos para fazer a medição de nível. Bom, pode ser que para algumas pessoas esteja bem clara essa necessidade, mas para quem ainda tem dúvidas, a ação de medir nível de água é importante para garantir a normalidade da operação, além da segurança – ponto mais importante. 

A medição de nível de poço é fundamental para o gerenciamento dos recursos hídricos, por isso, utilizar equipamento adequado é essencial. 

Medidor de nível de fita 

O medidor de nível de fita é o mais famoso entre os instrumentos utilizados para fazer medição de nível de água. É um equipamento que exige manuseio e também atenção em alguns pontos no momento da aquisição: o comprimento da fita precisa atender a profundidade dos níveis estático e dinâmico, senão não é possível fazer a medição. 

Um exemplo: se o equipamento de bombeamento está instalado a 180 metros, não é recomendado comprar uma fita com 150 metros, portanto, nesse caso o ideal seria um medidor de nível de fita com 200 metros.

Outra questão que precisa ser levada em conta é se o poço possui tubo de nível instalado, pois isso é imprescindível para realizar o procedimento. 

Apesar de ser um equipamento bastante utilizado, o medidor de nível de fita possui um lado negativo que é o fato de tudo ser feito manualmente. O processo não é dos mais simples já que exige testes físicos antes e todo o cuidado no momento exato da medição. 

É um bom equipamento e cumpre muito bem o papel, mas você consegue adquirir equipamentos com custo benefício melhor.

Sensor de nível hidrostático 

O sensor de nível hidrostático é um transmissor de pressão submersível que funciona por meio de pressão estática. 

O diafragma do equipamento é pressionado de acordo com a pressão aplicada pela coluna de água, o que garante a aferição precisa das informações. Neste caso, também é necessário um tudo de nível instalado. 

Uma das grandes vantagens da utilização do sensor de nível hidrostático é a facilidade de manuseio já que independente da estrutura do local a ser monitorado é possível realizar a medição do nível.

Esse é um equipamento mais tecnológico que o medidor de nível de fita, por isso, o custo benefício é superior. Outra característica do medidor de nível hidrostático é a possibilidade de utilização juntamente a outras tecnologias, como é o caso do Hidroview

O Hidroview é uma plataforma de monitoramento de água que oferece informações em tempo real do poço artesiano e isso só é possível porque uma central de monitoramento colhe as informações do sensor de nível hidrostático em campo e reporta para o sistema, o que permite acompanhar e até automatizar a operação

Sensor de nível sônico 

O medidor de nível sônico é um equipamento que atua com base na diferença de tempo entre emissão e recepção de pulsos sônicos. Assim como no caso dos medidores anteriores, há a necessidade de um tubo de nível para realizar a medição. 

O sensor de nível sônico tem como principal característica a não utilização de cabos, o que é essencial para determinadas operações. Uma questão que também envolve o medidor de nível sônico é que ele pode atuar como datalogger.

O ponto desfavorável é que se trata de um aparelho com alto custo de investimento, ou seja, precisa estar com o bolso preparado. 

Qual o melhor medidor de nível de água? 

Como você pode perceber, não existe resposta ideal para essa pergunta, mas os 3 equipamentos citados podem ser aplicados nas mais diversas operações. Ficou com dúvidas? Entre em contato, estamos à disposição para conversar melhor sobre o assunto!

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *