A importância de um sistema de automação de poços

É inevitável falar sobre automação e não citar os avanços tecnológicos, a popularização da internet e demais ferramentas que utilizamos diariamente para facilitar a rotina e otimizar nosso tempo. 

É importante abordar esses assuntos, afinal, não são tendências mas sim realidades. Isso acontece em todos os setores e no gerenciamento de recursos hídricos não é diferente. 

Pensando nisso, vamos falar mais sobre como a automatização é importante para uma gestão eficaz e como implementar um sistema de automação de poços. Quer saber mais? Então, confira!

Sistema de automação de poços 

Se todas as áreas podem se tornar automatizadas, por que não automatizar também algo tão importante como um poço artesiano ou até mesmo reservatório de água? 

Um sistema de automação de poços além, é claro, de controlar automaticamente a operação também gera benefícios como o monitoramento em tempo real e a gestão completa. 

Quando falamos em monitoramento estamos falando em ter a possibilidade de acompanhar 24 horas por dia dados importantes como nível, pressão, vazão, volume, entre outros. A vantagem disso é que se algum parâmetro não agir conforme o esperado, utilizando a automação é possível tomar uma atitude e ajustar a operação.

A essa altura você deve estar se perguntando “mas vou ter que ficar acompanhando o tempo todo para saber se está tudo bem?”. A resposta é não. Um sistema de automação de poços eficiente envia alertas e notificações quando detecta uma anormalidade, por isso, é tão importante contar com esse tipo de tecnologia. 

Outra importante funcionalidade de um sistema que automatiza poços é o agendamento de manutenções e a possibilidade de realizar verificações em mais de 100 itens. Imagine a segurança operacional e hídrica que essa função promove! 

Entre outras funcionalidades, podemos destacar a geração de relatórios de forma automatizada, o que contribui para o cumprimento das exigências dos órgãos ambientais. 

Como implementar um sistema de automação de poço?

Ao pensar em uma tecnologia como essa certamente você está esperando por diversos equipamentos, alterações estruturais e grande equipe de instalação, acertamos? 

Fique tranquilo! O que é verdadeiramente tecnológico gera facilidade e não complicação. O sistema de automação de poço que temos para te apresentar é simples, seguro e não demanda grandes instalações. 

Esse sistema é o Hidroview, uma plataforma online que pode ser acessada por qualquer dispositivo e a qualquer momento. O Hidroview trabalha em conjunto com o Hidrohub, a central de monitoramento de água desenvolvida pela G Hidro – mas também pode trabalhar com outros hardwares. 

A instalação em campo reúne sensores de acordo com as informações a serem verificadas, o hardware de monitoramento e nada mais! Sem grandes interferências e sem configurações em campo. 

Conte com a G Hidro! 

Ficou com dúvidas sobre o sistema de automação de poços? Nossa equipe está à disposição para bater um papo sem compromisso e responder todas as suas questões. Agende um horário preenchendo nosso formulário de contato!

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *