Internet das Coisas - Por onde começar-min

Você já deve ter ouvido falar sobre “Internet das Coisas”, não é mesmo? O termo tem sido cada vez mais difundido e, consequentemente, se tornado mais interesse.

No post de hoje vamos falar sobre Internet das Coisas e também esclarecer uma das principais dúvidas que rondam o tema: por onde começar? Confira!

Na hora de implementar novas tecnologias muitas são as dúvidas que surgem. E no caso da Internet das Coisas, por onde começar?
Na hora de implementar novas tecnologias muitas são as dúvidas que surgem. E no caso da Internet das Coisas, por onde começar?

O que é internet das coisas

IoT (do inglês, Internet of Things) ou Internet das Coisas é um termo que surgiu no início da década de 90 e se refere a conexão e comunicação de objetos por meio de tecnologias de transmissão de dados.

Mas engana-se quem pensa que estamos falando somente de celulares, tablets e notebooks, afinal, esses equipamentos foram criados para serem utilizados com conexão à internet. A Internet das Coisas vai além e trata de objetos que inicialmente não foram criados com esse objetivo, mas que a conexão pode gerar benefícios como é caso das Smart TVs, geladeiras, videogames e até outros equipamentos mais improváveis como aspiradores de pó.

No ramo industrial, a IoT tem se tornado uma realidade e também uma grande aposta! As câmeras de segurança são bons exemplos de conexão que oferece inúmeras vantagens aos empreendimentos como segurança e monitoramento em tempo real.

Os especialistas na área apostam que a automação industrial será profunda e positivamente impactada pela Internet das Coisas. E você, conhece quais aplicações a IoT pode ter no dia a dia de uma empresa?

Internet das Coisas nas empresas

Essa evolução tecnológica revolucionará a sociedade como um todo, mas principalmente as formas de trabalho.

A chamada Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial é uma das beneficiárias das tecnologias que envolvem a IoT, afinal, a conexão entre objetos físicos, veículos, maquinários e ambientes é extremamente favorável para o aumento de eficiência e segurança operacional.

Por falar em segurança, certamente essa é uma das principais características da IoT que faz com que cada vez mais empresas se interessem por sua utilização. A segurança operacional, por exemplo, pode envolver desde monitoramento em tempo real, até gerenciamento de tempo e de tarefas, controle automático de atividades, envio de alertas ao detectar alguma anomalia, entre outras ações. Já pensou que diferença isso tudo faria na operação do seu negócio?

Além disso, a Internet das Coisas oferece mais uma vantagem que é a coleta de dados, dessa forma, é possível conhecer mais a fundo a operação de sua empresa.

Como iniciar Internet das Coisas na sua empresa

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estima que iniciativas que envolvem Internet das Coisas injetarão cerca de 132 bilhões de dólares na economia brasileira até 2025. E você, vai ficar de fora dessa?

Muitas vezes, a principal dúvida das empresas é como começar a trabalhar com IoT e é isso que vamos responder agora. Confira!

  • Saiba mais sobre IoT

Você já deu o primeiro passo que é se informar sobre o assunto e chegou até esse texto, mas mais que isso, é importante que você saiba cada vez mais sobre Internet das Coisas, afinal, só assim será possível compreender as vantagens que ela proporcionará ao seu negócio.

  • Entenda a importância da análise de dados

A tecnologia Big Data é um dos pilares de uma empresa inovadora. Isso se dá pelo fato de os dados terem se tornado cada vez mais presentes nos departamentos e cargos com poder de decisão nas empresas, por isso, contar com essas informações é bastante significativo no que diz respeito a estratégias de negócios.

  • Faça parcerias com empresas que já estão na área

Contar com a expertise de uma empresa parceira pode ser a melhor estratégia para dar os primeiros passos para trabalhar com Internet das Coisas. Além de ter o respaldo de profissionais que já estão no mercado, essa atitude poderá agregar mais valor a sua marca.

  • Estruture uma operação de armazenamento e segurança de dados

A segurança de dados é uma preocupação constante de qualquer empresa, afinal, muitas informações internas são sigilosas. Também é importante se atentar a importância do armazenamento de dados, ou seja, ter em mãos sempre que necessário um histórico das informações importantes para a empresa.

Como falado anteriormente, é inquestionável o avanço que a Internet das Coisas e tecnologias relacionadas terão nos próximos anos. Antever e se preparar para essa evolução são atitudes que geram diferenciais fundamentais para obter vantagem competitiva e fortalecer sua marca.

Tem dúvidas sobre Internet das Coisas? Deixe nos comentários para que possamos conversar mais sobre o tema.

Comentar

1 comments on “Internet das Coisas: Por Onde Começar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.